Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Inclusão da Arte nas Escolas Públicas

A escola pública é carente dos mais diversos recursos. Entre eles está a inclusão cultural do aluno. Os quais se vêem muitas vezes isolados e desestimulados. O professor deve, sobretudo, ser um mediador, um formador de opiniões. Na escola ele tem o dever de unir o Estado à comunidade, baseando-se nas muitas formas de aprendizado.
A mudança na prática educativa só enriquece, modificando a realidade de muitos alunos do ensino público e evitando também a evasão escolar.
Uma iniciativa foi tomada em algumas escolas, diante de tantos problemas, dentre eles manter o aluno atento e interessado, visto que as aulas eram repetitivas e monótonas.
Era preciso resgatar o gosto pelo ambiente escolar, pelos estudos.
A arte foi usada como fator de mudança e também de inclusão.
O significado da palavra vem do latim Ars; técnica/habilidade.
Enfim é onde você põe suas idéias e emoções, cada uma com seu significado único.
Então não poderia ser diferente.
Restava apenas a partir desta aprendizagem colher seus efeitos positivos. São atividades que envolvem e preparam alunos e professores na teoria e prática. As transformações são impressionantes.
Aplica-se a arte modernista, contemporânea e pós-moderna.
O ensino da arte a alunos de escolas públicas tinha o real significado de incluí-lo num mundo distante das classes ditas elitizadas, dando a ele a oportunidade do olhar cultural o que não deixa a desejar na valorização da vida cotidiana.
Os resultados foram aumento nas freqüências e no rendimento escolar, mostrando que o principal objetivo não está em formar artistas e sim cidadãos com personalidade e capacidade de lidar com suas relações interpessoais.
Além de tudo isso contribui para trazer de volta a verdadeira função da escola, formar indivíduos com alta capacidade de lidar com a sociedade como um todo. Sem contar o prazer de educar e ser educado através da arte, incorporando nela as disciplinas aplicadas no dia-dia.
Os centros artísticos também saíram ganhando. São teatros e museus freqüentemente cheios destes alunos curiosos e interessados nas artes plásticas e oficinas literárias.

Um contato direto.

Olha o interesse!
Foto: Cláudia Veiga

Instituto Iris e alunos de escolas municipais em visita a exposição na Caixa Cultural

3 comentários:

  1. Oi Daniele, td bom? Gostei da proposta do seu blog, muito interessante, por isso estou te seguindo. Aguardo uma visitinha sua, ok. Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Alisson, volte sempre que quiser, será sempre muito bem vindo. E pode preparar o café que vou aparecer por lá! rsrsrsrs!!!

    Bjinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Queria pedir sua autorização para uso desse texto em um projeto.
    Colocarei os créditos em seu nome,me responda por email: kikaoliveira.producao@gmail.com

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias