Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

domingo, 11 de julho de 2010

Serviço Social e o Novo Olhar Profissional

As mudanças em relação ao social estão cada vez mais freqüentes, causando ainda mais exclusões. Faz-se necessário mudar a forma de ver e de agir. Usar conceitos a favor da realidade e encontrar a solução mais adequada. Daí a união entre a teoria e a prática.
O método de trabalho do assistente social deve estar voltado no ouvir e no observar. Apenas ouvir não gera efeito, por isso torna-se necessário agir no sentido de unir a história com o que vemos hoje. Esta prática também pode ser associada as demais práticas sociais. Um profissional de Serviço Social deve ter a consciência de que ele trabalha principalmente na criação de políticas públicas sociais. O assistente social nunca pode pensar em individualismo, ele deve pensar sempre no coletivo, no grupo. Não pode ser limitado a uma só prática. Ele deve procurar várias formas para chegar à solução adequada. O serviço social se desliga de atos conservadores. Isso por causa da realidade concreta da sociedade. Os problemas sociais aumentaram ainda mais. Violência, exploração a e falta de garantia dos direitos humanos, por isso torna-se necessária a mudança no olhar do profissional. Deve ser feita uma análise completa da realidade social.
O profissional que aplica a teoria/ prática no seu trabalho poderá dar respostas concretas e com eficácia para a sociedade. Deve-se refletir analisar e conhecer as questões sociais.
Para que o assistente social possa mudar a realidade do país, é necessário contribuir com as cidades para que elas tenham acesso aos seus direitos assegurados pela constituição e conquistados pela sociedade. Isso só é possível se o profissional tiver a capacidade de mostrar a sociedade como e onde buscar estes direitos. Daí o olhar amplo que o assistente tem. Retirar a visão de que o assistente social é um profissional de caridade, que se limita a visitas e cestas básicas. Hoje a profissão propõe uma prática educativa junto às famílias. Orientar e criar formas de envolvimento social.
As mudanças são rápidas por isso o olhar amplo serve para transformações de pessoas na maneira de agir e faz-se necessário juntar o Serviço social com a prática da sociedade. Aprender a investir na tecnologia e na qualidade da prestação de serviços.

Foto: Internet; fotos Salvador

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias