Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

domingo, 19 de setembro de 2010

Saneamento Ambiental - Em Descaso

Todo ser vivo necessita que seu ambiente, tenha proteção, abrigo e sustento.

Ambiente é tudo aquilo que cerca o indivíduo e influi em sua vida como um todo. Fora dele, o organismo tenta criar condições para sua vida. Se não o consegue, ele morre. Você não encontra uma minhoca, por exemplo, em terrenos secos e arenosos, porque, nesses lugares, ela morre.
Com o homem não é diferente. Muitas vezes, no sentido melhorar suas vidas, ele acaba por gerar as piores condições para viver. Isto acontece quando ele toma o ar sujo das chaminés das fábricas, aspira substâncias tóxicas produzidas pela gasolina, derruba matas, deixando o ar totalmente impuro.

Como se não bastasse tudo isso existe também a poluição auditiva: autos decibéis, ruídos ensurdecedores, dos aviões, de carros funcionando, de aparelhos eletrodomésticos, do rádio, da TV. Em fim isso atinge o nosso ouvido o dia todo. E nem percebemos.
Estamos poluindo nosso solo, de onde retiramos parte de nossa alimentação.
Jogando lixo no chão, defecando na terra, usando indevidamente e insistentemente os inseticidas e adubos químicos, em virtude da pressa para obter o capital advindo deste alimento.

A importância da água para os seres vivos é comparável à importância do ar. No entanto, a água, para ser usada, deve estar livre de micróbios. Ao ser utilizada pelo homem, seja para beber ou para afazeres domésticos, sem os cuidados de tratamento, esta pode causar inúmeras doenças.

A água das nascentes que existem em muitas fazendas é, em geral, pura, sem micróbios, pois já foi bem filtrada pelas próprias camadas da terra por onde passou. O mesmo acontece com as águas minerais, quando engarrafadas na nascente.
Olha aí a natureza mostrando do que ela é capaz, e para o próprio ser humano!
O homem por sua vez polui a água, defecando em rios e lagos, lançando dejetos e lixos, quando não toma os devidos cuidados com a água em sua casa. Depois para beber dela mesma, precisam enchê-la de produtos químicos.

E por aí vai. Produtos químicos nos alimentos vindos da terra, produtos químicos nos animais, produtos químicos na água, produtos químicos no ar...


Texto baseado no livro Lar & Vida de Inez Maciel Peixoto.
Fotos: www2, excola, a tarde, wscom, cienciastic.  

Um comentário:

  1. Tudo isso depende de planejamento, a questão que a politica não deixa muita coisa acontecer, o planejamento deve ser total desde o crescimento populacional, o exodo de regiões para outras, ocupações de terra ... e por ai vai ...

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias