Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Cidadão


Existe uma diferença entre ser cidadão e ser humano. Afinal, para ser humano basta nascer. E, sem saber, você faz parte de uma sociedade. É uma atividade passiva, uma qualidade nata adquirida sem esforço e exceção. Enquanto que ser cidadão é ser ativo, exige uma postura frente a esta sociedade em que se vive. Ou seja, existem direitos e deveres a serem exercidos. No desempenho deste exercício que não tem limites, o ser humano passa de espectador a protagonista, passa a ter a capacidade de intervir na comunidade, conscientemente. E, assim, sofre ou desfruta das conseqüências de suas escolhas tanto como das decisões de outros indivíduos. Exercer a cidadania de forma completa é ter direitos civis, políticos e sociais. O dever é seu também. É por isso que cada país tem suas próprias regras, leis e formas de identificar aqueles seres humanos que se tornaram cidadãos. E, já que estamos no Brasil que tal observar os principais documentos em cada situação para que você faça diferença onde quer que você esteja.

Fonte: Editel
Imagem: Internet

2 comentários:

  1. Olá Dani querida!
    Muito legal fazer essa distinção entre ser cidadão ou ser humano! Acho que apesar de parecerem coisas diferentes, são complementares entre si. Um bom cidadão é aquele que, na essência, busca o seu melhor quanto ser humano! Não dá para desvincular uma coisa da outra sob esse aspecto! E quanto mais "humanas" forem as pessoas, o mundo ganhará cidadãos exemplares e dignos.
    Grande beijo, minha linda!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani: adorei a forma como abordou a questão. Muitas pessoas não tem conhecimento da diferença entre 'ser humano' e 'ser cidadão'. E o que é pior: quantos seres humanos NÃO são cidadãos, principalemnte neste nosso país, o que acho muito grave. Assim, fica difícil 'cobrar' seus direitos pois, quem luta por eles, passa a não merecê-los!
    Parabéns pelo post!
    BEIJOSSSSSSSSS

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias