Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Câncer de Próstata - Prevenção é a Melhor Saída

O câncer de próstata é muito sério.

Trata-se de um aumento maligno da próstata que pode pôr em risco a vida.

É o câncer mais freqüente no homem e a segunda causa de morte, por câncer, no sexo masculino.
É mais comum em homens com mais de 50 anos, e geralmente não causa sintomas nas fases iniciais; em fases mais avançadas os sintomas podem ser os seguintes:

Sintomas de obstrução ao fluxo da urina, parecidos com os do aumento da próstata.

Sangue na urina.

Dores nos ossos.

Se você tem mais de 45 anos, consulte um médico para fazer exames preventivos pelo menos uma vez ao ano.

O que é próstata?

A próstata é um órgão interno que só o homem possui; tem a forma de uma maçã muito pequena, e fica logo abaixo da bexiga.
Veja o desenho para entender melhor:

A bexiga é o órgão que armazena a urina, e a uretra é o canal por onde a urina é eliminada. A próstata envolve a parte inicial da uretra.

Qual é a função da próstata?

A próstata tem função de produzir um líquido que é eliminado durante o ato sexual juntamente com os espermatozóides, os quais têm origem nos testículos.
Este líquido produzido pela próstata é muito importante para a vitalidade dos espermatozóides na fecundação.



Fonte: Função Saúde Masculina
Imagem: Internet

4 comentários:

  1. Como o melhor remédio é a prevenção, não custa nada homens com idade a partir de 37 anos fazer o PSA (Antígeno Prostático Específico), exame que revela qualquer alteração na próstata. O material utilizado é o próprio sangue. É aconselhável fazer esse exame a cada seis meses. O câncer de próstata é silencioso e quando mais precoce for o diagnóstico, mais aumentam as chances de cura. Para aqueles receosos, sugiro buscar informações - a pessoa mais indicada, nesse caso, é o médico. Homens com histórico de câncer de próstata na família têm de ter atenção redobra.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza nos homens devemos ficar muito atentos sobre o mal k possivelmente nos afetarão. entao essa informaçao e muito importante para nos por isso estão de parabens todos e todas k estão empenhado nesta batalha.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela iniciativa em divulgar esse material. Infelizmente, o câncer de próstata continua matando muitos homens por puro preconceito e ignorância na recusa do exame de toque retal, que seria um complemento dessa matéria.
    Abraços,
    Herval

    ResponderExcluir
  4. Apesar da existência do PSA, ele é útil como um dado a mais. Todavia, ele não substitui o exame de toque retal. Há que se quebrar as barreiras do preconceito, que a meu ver, é totalmente infundado e caminha lado a lado com a ignorância, pois a saúde e a vida é que estão em jogo. Acabamos de presenciar o falecimento de um eminente político paulista, casado com uma médica (!), devido um câncer de próstata que, se detectado há mais tempo, seria passível de tratamento com resultados positivos.
    Parabéns amiga e colega, pela excelente matéria.
    Um grande e afetuoso beijo!

    ResponderExcluir

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias