Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Aproveitamento dos Alimentos

Nem todas as pessoas conhecem ou sabem aproveitar, da melhor maneira possível, certos alimentos. A vida moderna, com seus inúmeros recursos, nos faz acomodar e esquecer olhar à nossa volta e verificar a quantidade enorme de alimentos que procuramos comprar tudo pronto e enlatado para facilitar nosso trabalho. Em outros casos, deixamos de aproveitar sobras de alimentos, simplesmente por não sabermos o que fazer com elas.
Tanto nas cidades maiores quanto nas do interior, pode-se aproveitar quase tudo em matéria de alimentação. Para isso, basta um pouco de imaginação e senso econômico, tão importante em nossos dias.

Aproveitamento de folhas verdes

Quase todas as folhas de legumes podem ser aproveitadas também como alimentos.
Vejamos algumas delas:
A)   Folhas novas de chuchu e abóbora: também conhecidas como “cambuquira”, essas folhinhas podem ser feitas refogadas com o talo, cozinhando-se mais tempo que a couve. Serve-se com angu.
B)    
     Folhas de quiabeiro: ficam saborosas quando usadas em picadinhos de carne para comer com feijão e angu.
C)  
           Folhas de batatas: lavá-las, cortá-las e fazê-las como almeirão. Usadas também em sopas.
D)    
     Folhas de nabo: apetitosas quando cozidas no caldo de feijão.
E)    
    Broto de bambu: muito saboroso quando cortado em rodelas e feito com palmito. É importante que o brotinho seja novo e ainda branco.
F)     Ora-pro-nóbis: nasce e desenvolve-se em qualquer terreno. É gostoso feito picadinho com angu, mexido com ovos  e servido com tomate, angu e costelinha de porco.

Obs:. Todas essas folhas representam fontes ricas em sais minerais e vitaminas.

Aproveitamento da casca do ovo

Nas famílias onde os membros são mais numerosos, ocorrem muitos problemas financeiros. É dispendioso para um pai de família compar os alimentos necessários ao sustento, sobretudo o leite, que é de vital importância para a saúde, mas muito caro.
Assim, acontecem vários problemas, principalmente com as crianças. Entre eles, o enfraquecimento e a má formação dos ossos e dentes é o mais comum, por falta de cálcio no organismo infantil. Portanto, caso o leite seja escasso ou falte, deve-se lançar mão de um recurso: o cráscimo do pó de casca de ovo aos alimentos. Ele representa uma fonte riquíssima de cálcio e pode ser assim obtido: lave bem as cascas de ovos e seque-as ao sol. Coloque depois no forno quente, durantre 10 minutos para matar os micróbios. Moa-as depois, em moinhos de café ou liquidificador. Passe esse pó por peneira bem fina e guarde num vidro com tampa.

Como usar o pó:

O pó da casca do ovo poderá ser acrescentado às sopas, sucos, vitaminas ou leite. Meia colherinha para cada criança ou gestantes.

Sobras de alimentos

Com o elevado preço dos gêneros alimentícios, é necessário economizar de todo modo possível. O desperdício é imperdoável as sobras poderão ser aproveitadas assim:
- arroz: nas sopas, bolinhos, recheios.
- carne assada: transformada em farofa, croquetes, bolinhos.
- legumes cozidos: juntá-los às sopas ou transformá-los em bolos.
- peixe e galinha: em recheios, croquetes, bolinhos ou misturados às batatas num refogado.
- pão: torradas, farinhas, pudins.
- leite: se talhou aproveitar com açúcar para fazer doce ou para bolo de fubá.
- feijão: tutu, mexido, sopa de feijão, salada, feijão tropeiro.
- mandioca: fritar, fazer bolinho ou rosca. Cozida. Servir com melado ou açúcar. 


Fonte: Lar&Vida
Imagens: Internet




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias