Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

domingo, 5 de dezembro de 2010

Feira de São Joaquim

Local da Feira

A Feira de São Joaquim é a maior feira livre da cidade de Salvador na Bahia é a mais tradicional para a população, não só para soteropolitanos como também para moradores do recôncavo baiano. Localizada na Cidade Baixa e vizinha da  Baía de Todos os Santos na Avenida Oscar Pontes, no bairro do Comércio, possui uma área de 34 mil m².

Sua importância é vital para o comércio, cultura e favorecimento de pessoas com baixo poder aquisitivo, devido aos bons preços, e aos produtos de qualidade.
Foi criada em 1960, depois da destruição causada por um incêndio da antiga Feira de Água de meninos em 1964, a Feira de São Joaquim abriga inúmeros trabalhadores informais que descendem dos africanos escravizados, sendo o principal distribuidor dos artesanatos de barro, potes produzidos no recôncavo baiano e venda de produtos diversos. A uma grande diversidade de produtos comercializados no local como a culinária baiana, frutas típicas entre outros.

No dia 16 de novembro de 2010, os feirantes foram reconhecidos e contam com um espaço educacional, onde muitos deles poderão ser alfabetizados. Uma sala de aula dentro da própria feira foi construída pela Secretaria de Educação Cultura Esporte e Lazer, através do Fundo de Desenvolvimento Humano E Inclusão Educacional Para Mulheres Afro descendentes. A sala foi construída dentro da feira para que os trabalhadores do local não precisem se deslocar para áreas mais distantes.


Fonte: História da Bahia, Enciclopédia.
Imagens: Dani Sans, Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá amigo(a),
comente sobre este texto, sua opinião é muito importante para nós.
Abraços apertados!

Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias