Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Câncer do Colo do Útero - Previna-se, Cuide-se

 O que é câncer do colo do útero?

É um tumor que se desenvolve a partir de alterações no colo do útero, que localiza no fundo da vagina. A doença passa por diferentes fases entes de se transformar em câncer e no início a mulher não sente nada. Conforme a doença avança, podem aparecer sangramento vaginal, corrimento e dor, não necessariamente nessa ordem.

O que pode levar ao câncer do colo do útero?

A causa é a infecção persistente pelo Papilomavírus (não confundir com o vírus HIV, que causa AIDS). Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo do útero. O início precoce da atividade sexual e a diversidade de parceiros podem facilitar a infecção.
O fumo aumenta o risco do câncer.

Como evitar o câncer do colo do útero?

Fazendo o exame preventivo (Papanicolaou). Quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos.

O que é exame preventivo?

É a coleta de material do colo do útero por meio de espátula e escovinha. Este material é colocado em uma lâmina de vidro para ser depois examinado em um laboratório.

Quem deve se submeter ao exame?

As mulheres com vida sexual, principalmente àquelas entre 25 e 59 anos de idade. Mulheres grávidas também podem fazer o exame.

Com que freqüência deve ser feito o preventivo?

Os dois primeiros exames devem ser feitos com um intervalo de um ano. Se os resultados desses exames forem normais, o exame passará a ser feito a cada três anos.

Quais os cuidados para a realização do exame preventivo?

  • Não estar menstruada.
  • Nos dois dias anteriores ao exame: não ter relação sexual (mesmo com camisinha) e não usar duchas ou medicamentos vaginais.
  • Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve sempre ser examinada por médico.


O exame dói?

O exame é rápido e para a maioria das mulheres é indolor. Em alguns casos pode provocar incômodo passageiro.

O que fazer após o exame?

A mulher deve sempre retornar ao local onde foi realizado o exame para receber o resultado e as orientações.
Tão importante quanto realizar o exame é saber o resultado.

E se o resultado der alguma alteração?

O médico poderá solicitar a repetição do exame preventivo ou encaminhar para a realização de outros tipos de exame. Caso necessário, será indicado um tratamento.
Converse com seu médico e informe-se sobre o exame Papanicolaou.



INCA - Instituto Nacional de Câncer  (www.inca.gov.br)




domingo, 26 de setembro de 2010

Lagoa do Abaeté / Salvador - BA

 Constituída de água doce e rodeada por dunas imensas e de areias alvíssimas a lagoa do Abaeté se localiza ao centro da Área de Proteção Ambiental do Parque Metropolitano da Lagoa e Dunas do Abaeté no bairro de Itapuã.
Muitas são as lendas criadas em torno da lagoa por ter águas escuras. Uma das mais famosas é que existe um misterioso monstro que engole as pessoas que nadam até o meio. O que aumentava ainda mais o medo dos visitantes eram os afogamentos que aconteciam fortalecendo ainda mais a lenda.
No final de 1970, veio à construção do Aeroporto Internacional, o que melhorou o acesso. Com isso vieram os moradores os quais produziram ocupações irregulares devastando as dunas, retirando as areias da lagoa para a construção de suas casas. Para conter esta ação predatória criou-se o APA (Área de Proteção Ambiental), voltada para proteção ambiental, riquezas que estejam inseridas dentro de um contexto de ocupação humana.
 
A Lagoa hoje passa por momentos difíceis em termos de segurança e higiene, da última vez em que estive lá no começo deste ano vigente de 2012, pude ver dois policiais cavalgando e cuidadndo da segurança no local, mais ainda não é o suficiente, devido ao tamanho e a mata ao redor da mesma.
Também vi lixo na beira das águas, embalagens de biscoito, balas e garrafas de água mineral.
Este problema já deve partir da sociedade, tanto moradores quanto visitantes. 
As águas são calmas e continua escura e rodeada pela areia branca, apesar do mau trato, recentemente havia um cavalo tomando banho dentro da lagoa.
Precisamos nos conscientizar de que estamos perdendo um dos mais belos cartões postais e que oferece um imenso espaço de lazer e onde há um acervo oferecido pela Casa da Música da Bahia, onde também se encontra a réplica da fubica de Dodô e Osmar que se transformou no Trio Elétrico.
Para ir até a Lagoa, sugere-se a companhia de policiais, os quais já deveriam estar lá.
Por enquanto os moradores do local estão se quixando e já chamaram a imprensa, mais o governo ainda não se posicionou quanto a isso.
 


Fonte: Wikipédia, Embrapa, Rota Tropical.
Observações: Dani Sans

Como Interpretar Um Texto?


Não se deve buscar a verdade exata na resposta mas a opção que mais se enquadra.

Ler cada parágrafo separadamente;
Entender no mínimo três elementos básicos: tema, opinião do autor e argumentos.

Notem:
Função referencial = está centrada no referente (no aspecto exterior à mensagem)
Objetivo = apresentar fatos ou transmitir informações de forma objetiva e precisa.
Há o predomínio da linguagem denotativa.
Em terceira pessoa, de forma impessoal e direta
Ocorre em textos científicos, didáticos, técnicos, jornalísticos, documentos oficiais, etc.

Função poética = o texto volta-se para a mensagem, para a sua originalidade, a escolha das palavras, sua sonoridade, seu ritmo.
O conteúdo e a forma estão ligados no sentido de elaborar a mensagem que se quer transmitir, dando-lhes um significado especial.
Pode ocorrer em textos em versos ou prosa.
Preocupação com o som e ritmo das palavras, valorizando a forma da comunicação

Função fática = a mensagem centra-se no contato, do suporte físico, no canal a função será fática.
Objetivo = testar canal, prolongar, interromper ou reafirmar a comunicação.
São repetições ritualizadas, quase ruídos, balbucios, gagueiras, cacoetes de comunicação (mesmo gestuais), fórmulas vazias, convenções sociais, de superfície, testando assim a própria comunicação.

Função metalingüística = procure restabelecer ou representar um determinado código, usando o próprio código para isto
Emprego de verbos na terceira pessoa, que é usada também em verbetes de dicionário, artigos de crítica literária, livros didáticos, definições e explicações

Função conotativa = Marcada por verbos no imperativo, pela presença do pronome (você) e pelo vocativo, a função conotativa ou apelativa freqüentemente tenta convencer o receptor de algo
Concentrada no receptor e carrega traços de argumentos/persuasão;
Simultaneidade e transitividade das funções da linguagem;
Coexistência de várias funções em uma mesma mensagem;
Em uma mensagem sempre haverá uma superposição de funções, variando apenas o grau de evidência de cada uma delas.
A determinação da função dominante depende da finalidade da comunicação.

No mais use a sua imaginação e tudo mais que você obteve através de outras leituras em seu dia dia e boa interpretação.




Fonte:sed.sc.gov, Blig, Interprett.

sábado, 25 de setembro de 2010

Farol da Barra / Salvador - Bahia



Farol de Santo Antônio, hoje mais conhecido como Farol da Barra, fica no litoral, pois já no século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e o Forte auxiliava as embarcações que viam em busca do pau-brasil entre outros itens como o açúcar, o algodão, e o tabaco, tudo isso seria levado à Europa.
O forte teve sua primeira reforma a partir de 1696 recebendo um farol com uma lanterna de bronze envidraçada, sua luz era alimentada com óleo de baleia, segundo o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o primeiro do Brasil e o mais antigo do continente (1698), daí passaram a se chamar Vigia da Barra ou Farol da Barra.

Logo depois em 6 de julho de 1832um farol fabricado na Inglaterra substitui o antigo. Este possuindo luz elétrica. Em 2 de dezembro de 1839, foi inaugurado o novo equipamento com alcance de 18 milhas náuticas.
Em sua torre de alvenaria à uma galeria guardando o Museu Náutico que mostra as histórias de navios naufragados na costa baiana a partir do século XV. A praia da Barra contém 200 metros e parece se dividir em duas partes. De um lado o mar é calmo e recomendado para banho, de outro o mar é agitado e possui ondas desejadas por surfistas.


Fonte: Wikipedia, Guia Turístico
Fotos: Férias.tur.br 

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

A Importância do Planejamento Familiar

Vivemos numa época em que é absolutamente necessário conhecermos algo sobre o controle da natalidade.
É de enorme importância que você e sua família, conheçam esse problema, contribuindo para um melhor futuro da sociedade.
Esse tema, apesar de continuar sendo de certa forma, tabu para alguns, se tornou objeto de atenção por parte de jornais, revistas e programas de TV.
O controle da natalidade não é um fato novo. A humanidade sempre procurou meios de evitar filhos. Para conseguir este objetivo, acreditem, eram introduzidas fezes de elefante ou crocodilo na vagina, ou uma mistura de mel com semente de acácia.
Os modernos anticoncepcionais orais provêm de uma pesquisa racional, feita através de raízes que as índias mexicanas utilizavam para não ter filhos. Nossos índios também possuem uma raiz conhecida com o nome de “filho não dá”, bem sugestivo.
Apesar de tão antigo, o problema do planejamento familiar só foi amplamente divulgado e reconhecido a partir do século XX, inclusive pelo governo de vários Países. A própria Igreja Católica, preocupada com a questão, procurou dar diretrizes aos seus fiéis, com a Encíclica”Humanae Vitae” de 1968.
A escolha do anticoncepcional mais adequado deve partir do casal e terá mais chance de ser acertada, a partir de perguntas como: que espécie de família nós dois pretendemos formar? Como resolveremos juntos esta questão? A partir daí, é importante escutar a opinião do médico, conhecer o que existe em matéria de anticoncepcionais e então partir para a escolha definitiva. Hoje a ciência está mais evoluída nestes termos. Pois existe também a conhecida dos homens vasectomia que por sua vez costuma ser bem eficaz. Mas como todas as outras técnicas precisa-se conversar com um médico.




Fonte: Lar& Vida
Fotos: Portal  São Francisco, Sempre materna, Simplementekia

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Conservação dos Alimentos

Existem alimentos que se conservam por muito tempo em bom estado: arroz, feijão, açúcar.

Outros, porém, necessitam de certos cuidados para não se estragarem nem perderem seu valor nutritivo.

A conservação dos alimentos evita que isso aconteça, mantendo sua pureza, sabor e qualidade.
Através desse processo, podem-se ter carnes, frutas, hortaliças e leite durante muito tempo.

Estas são algumas formas de conservação

  • Calor: 

Ferver os alimentos por três minutos, mais ou menos, para destruir os germes.


  • Desidratação:

Consiste na remoção da água até o ponto em que não se prejudique o aspecto e o sabor peculiar do alimento (carne seca, frutas secas, leite em pó...)

  • Adição de substâncias Químicas:

Sal, salitre, açúcar, vinagre. (carne salgada, doces, compostas, enlatados, picles).

  • Vácuo:

A ausência de oxigênio faz a vida estacionar (conservas e compotas)

  • Frio:

É o processo mais usado no comércio. A temperatura varia para cada tipo de alimento e para o tempo que se deseja conservá-lo.

Para os alimentos secos se conservarem em bom estado, é necessário mantê-los em ambiente arejado e fresco, livre de insetos, e não misturar alimentos sadios com estragados, ou frescos com velhos.


Fotos: Sobiologia, mundoeducação, infoescola.
fonte: Lar & Vida

Armazenagem de Alimentos

Depois de comprados, os alimentos devem ser guardados em lugares próprios. Tendo geladeira em casa, pode-se comprar maior quantidade de alimentos, pois eles se conservam por mais tempo.
Vejamos como armazenar alguns alimentos:
  • a)      Açúcar:

Deve ficar em latas bem fechadas, em lugar seco e isento de insetos. A umidade faz com que endureça principalmente o açúcar refinado, que forma aglomerados difíceis de serem desmanchados.
  • b)      Arroz:

Ao abrigo da umidade, pode ser guardado em latas ou sacos, durante ou um dois anos.
  • c)       Batatas:

Devem também ficar abrigadas contra a Luz e a umidade, que faz com que germinem. Cestos de bambu colocados em lugares secos se prestam a essa armazenagem.
  • d)      Biscoitos:

Conservam-se vários meses em latas bem fechadas, colocadas em lugares secos.
  • e)      Carne:

Ao adquiri somente limpá-la e guardá-la no congelador. Caso não se disponha de geladeira, a carne deve ser comprada só para um dia ou então temperá-la e fritá-la, conservando-a por mais tempo.
  • f)       Conservas:

Devem ser estocadas em lugar seco longe do calor.
  • g)      Frutas:

As frutas conservam-se bem em geladeira, com exceção do abacate, que escurece, e da banana que, além de escurecer, enrijece.
h)      
O   Os ovos também devem ficar na parte interior da geladeira, jamais na porta, ok!

i)        Na ausência de geladeira, as frutas em lugar fresco e ventilado.
j)        
    Observe: lembrando que jamais se devem forrar as grades da geladeira, elas devem ficar livres para que a ventilação ocorra naturalmente e sem obstáculos, resfriando o alimento adequadamente. 






    

    Fotos: Internet
     Fonte:Lar & Vida

domingo, 19 de setembro de 2010

Saneamento Ambiental - Em Descaso

Todo ser vivo necessita que seu ambiente, tenha proteção, abrigo e sustento.

Ambiente é tudo aquilo que cerca o indivíduo e influi em sua vida como um todo. Fora dele, o organismo tenta criar condições para sua vida. Se não o consegue, ele morre. Você não encontra uma minhoca, por exemplo, em terrenos secos e arenosos, porque, nesses lugares, ela morre.
Com o homem não é diferente. Muitas vezes, no sentido melhorar suas vidas, ele acaba por gerar as piores condições para viver. Isto acontece quando ele toma o ar sujo das chaminés das fábricas, aspira substâncias tóxicas produzidas pela gasolina, derruba matas, deixando o ar totalmente impuro.

Como se não bastasse tudo isso existe também a poluição auditiva: autos decibéis, ruídos ensurdecedores, dos aviões, de carros funcionando, de aparelhos eletrodomésticos, do rádio, da TV. Em fim isso atinge o nosso ouvido o dia todo. E nem percebemos.
Estamos poluindo nosso solo, de onde retiramos parte de nossa alimentação.
Jogando lixo no chão, defecando na terra, usando indevidamente e insistentemente os inseticidas e adubos químicos, em virtude da pressa para obter o capital advindo deste alimento.

A importância da água para os seres vivos é comparável à importância do ar. No entanto, a água, para ser usada, deve estar livre de micróbios. Ao ser utilizada pelo homem, seja para beber ou para afazeres domésticos, sem os cuidados de tratamento, esta pode causar inúmeras doenças.

A água das nascentes que existem em muitas fazendas é, em geral, pura, sem micróbios, pois já foi bem filtrada pelas próprias camadas da terra por onde passou. O mesmo acontece com as águas minerais, quando engarrafadas na nascente.
Olha aí a natureza mostrando do que ela é capaz, e para o próprio ser humano!
O homem por sua vez polui a água, defecando em rios e lagos, lançando dejetos e lixos, quando não toma os devidos cuidados com a água em sua casa. Depois para beber dela mesma, precisam enchê-la de produtos químicos.

E por aí vai. Produtos químicos nos alimentos vindos da terra, produtos químicos nos animais, produtos químicos na água, produtos químicos no ar...


Texto baseado no livro Lar & Vida de Inez Maciel Peixoto.
Fotos: www2, excola, a tarde, wscom, cienciastic.  

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Forte São Marcelo

Foto: Internet

Durante o século XIX o forte esteve envolvido na maioria dos conflitos políticos em Salvador. Conhecido como Forte São Marcelo ou Forte do Mar, seu verdadeiro nome é Forte de Nossa senhora do Pópulo e São Marcelo.
Situado 300 metros da costa ele foi erguido sobre um pequeno banco de arrecifes de frente para o centro histórico da cidade de Salvador- BA.
É o único forte em formato circular do país. Segundo estudiosos ele foi construído num ano posterior a 1612 sendo finalizado em 1623.
Foto: Dani Sans
O forte foi utilizado para bombardear a cidade de salvador em 1912. Onde foram atingidos o Palácio do Governador Estadual, a Prefeitura Municipal e a Biblioteca Pública de Salvador. Com uma área total construída de 2.500 metros quadrados o seu projeto original, seu estilo renascentista teve o propósito de resistir de melhor forma às marés e correntes marítimas.
Foi tombado pelo patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 23 de Maio de 1938.
Em 2000, o cais de atracação foi novamente recuperado, com instalação de uma plataforma flutuante para o acesso dos visitantes. Foi reaberto à visitação pública em 12 de novembro de 2004.
Foto: Internet
Sua estrutura em alvenaria de pedra, integra um torreão central, possui cerca de 145 metros de circunferência, um pátio de 10 metros de largura, que separa a torre de um anel perimetral de planta aproximadamente circular. Com cerca de 241 metros de circunferência. Essa disposição o tornava vulnerável, pois a pequena altura do torreão tornava a bateria da praça alta de tiro um alvo fácil das embarcações inimigas. Sob o torreão ficam a cisterna o calabouço, a capela, o armazém e os quartéis

No princípio, a construção se detinha a um torreão central, onde ficavam as celas que abrigavam principalmente escravos e, mais tarde, negros libertos. Em um espaço reduzido, com 1,50m de altura, até sete homens conviviam tendo de permanecer sempre agachados ou sentados.

E foi aí que para reforçar a segurança, o São Marcelo ganhou um anel perimetral com paredes maciças de 10 metros de largura.

É possível conhecer os instrumentos de tortura que eram submetidos em caso de desacato a autoridade, como dormiam, alguns utensílios e as armas que eram obrigados a manusear.  Como destaque vale, sem dúvida, os canhões aos quais os soldados eram algemados diante do medo dos freqüentes acidentes – quando uma bala ficava retida no interior do canhão não só morriam os algemados ao armamento, mas dezenas de soldados.

Foto: Internet
As 14 salas do espaço abrigam exposições permanentes, temporárias e a midiateca, um banco de dados sobre a Cidade de Salvador, com informações históricas e socioeconômicas armazenadas em vídeos, encenações e projeções virtuais. O forte dispõe ainda de espaço para eventos na área externa. O público ainda pode optar por um passeio até o Farol da Barra numa réplica da embarcação das capitanias.o percurso dura em torno de três minutos e os tripulantes viajam com pessoas vestidas à caráter.







Fonte: Wikipédia, Guia Turístico de Salvador, Histórias da Bahia. 
Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias