Meus queridos companheiros

Pesquise Tudo no Blog

domingo, 13 de março de 2011

A Diferença Entre Supercongelamento e Congelamento

Primeiro, um pouco da história:

O Supercongelamento é resultado da evolução das técnicas de refrigeração iniciadas em meados do século XIX, quando, nos Estados Unidos, foi construído o primeiro frigorífico destinado ao resfriamento de maçã.

Nele era usado o sistema de gelo em depósitos aéreos a fim de resfriar a fruta e mantê-la ainda fria no armazanamento. Depois, a técnica foi se aperfeiçoando até o congelamento, e hoje o supercongelamento domina amplamente o comércio de víveres, especialmente nos Estados Unidos e na Europa. Este proceso existe desde 1920, mas começou a ter aplicação somente depois da Segunda Guerra Mundial.

Há uma diferença entre o congelamento e o supercongelamento.

No primeiro caso (congelamento), o resfriamento é relativamente lento, provocando a formação de cristais de gelo por fora das células do alimento; esses cristas exercem pressão sobre as células dos mesmos, rempem as mesmas e com isso provocam a perda parcial do sabor, do cheiro, e prejudicam o aspecto do alimento, além do seu poder nutritivo, que é uma das fontes mais importantes neles contidos.

O supercongelamento, só fabrica cristais que não destroem os tecidos. Por esse processo, o alimento é submetido a um "resfriamento de choque", ou seja, de uma temperatura próxima a 60° graus, ele é bruscamente resfriado até 40 graus negativos. Por este motivo, não ocorre qualquer alteração nos tecidos do alimento, nem no sabor ou no aroma.

Qualquer alimento pode ser tratado pelo supercongelamento, com três únicas exceções: o ovo cozido, a alface e o tomate sem casca, nos quais ocorrem modificações na consistência dos tecidos.

Segundo os técnicos em supercongelamento, os alimentos assim tratados têm a mesma qualidade dos recém -cozidos, com algumas vantagens: o processo conserva os valores nutritivos dos mantimentos.
Espinafre Supercongelado
O espinafre, por exemplo, 36 horas depois de colhido, tem apenas 35% de suas vitaminas originais; quando supercongelado, perde, em 8 meses, 10% delas; depois de um ano, 15%.
Isso ocorre porque os gêneros alimentícios contém enzimas e fermentos que, após a colheita, passam a destruir as vitaminas.
Com o supercongelamento, essas enzimas e fermentos são neutralizados.



Fonte: Enciclopédia Abril - Vol I/ Livro de aprendizado geral: Lar & Vida
Adaptação e pesquiza: Dani Sans
Imagens: Internet

quinta-feira, 10 de março de 2011

Saneamento Ambiental - Se Conscientize

Todo ser vivo - o homem, o animal ou mesmo as plantas necessiatm que o ambiente onde vivem forneça a ele proteção, abrigo e sustento.
Mas, o que realmente vem a ser ambiente?

Ambiente é tudo aquilo que cerca o indivíduo por todos os lados e influi em sua vida. cada ser vivo vive em um determinadoambiente, de acordo com a sua natureza. fora dele, o organismo tenta criar condições para sua vida. Se não consegue fazer isso, ele morre.
Nossa luta é em primeiro lugar com nós mesmos, depois vamos brigar por nossos direitos de melhor moradia de saneamento ambiental digno.
em muitas ocasiões, no esforço de criar condições boas para si prórpio o ser humano costuma criar condições ruins para viver. Isto acontece quando ele fica a mercê de seus iventos como: respirar o ar sujo das chaminés das fábricas, aspira tóxicos produzidos pela gasolina queimada dos carros, quando derruba matas, tirando toda a pureza do ar e gerando cada vez mais um calor insuportável.
Além destes problemas, à também os ruídos ensurdecedores de inumeros carros funcionando e de tudo mais que stinge nossa audição durante o dia inteiro. Isto vem do ar.
Do solo podemos citar que apesar de tirarmos parte de nossa alimentação, nele criamos animais e construimos nossas casas, mas apesar ddisso estamos nós poluindo incessantemente este mesmo solo que nos dá sustento. Jogamos lixo no chão sem culpa, usando inseticidas de maneira errônea e adubos químicos, sem contar nas muitas pessoas que ainda usam o método de defecar na terra.
Bem, sobre a nossa água de cada dia, penso que não é preciso dizer que é um dos bens mais preciosos que temos, preciosa e insubistituível ela sofre em nossas mãos e nós sofremos a consequência disso, claro. Ela para nós tem a mesma importância do ar. E pensar que para o seu uso adequado ela deve estar pura, livre de micróbios.
Muitas vezes a água pode estar clara, mas contaminada. ao ser aproveitada por nós, sem os devidos cuidaods de tratamento, ela pode causar doenças como febre tifóide, desinteria, vermes, entre outras.
Agora vejam a maravilha da natureza, a água produzida pelas nascentes é em geral, pura, sem micróbios, pois já foi bem filtrada pelas próprias camadas da terra por onde passou.
O homem polui a água, defecando em rios e lagos, quando lança degetos e lixos nos mares e rios.
Então vamos nos conscientizar, penso que já basta têrmos que beber uma água que apesar de tratada é cheia de química, de forma que fique pura ou diria quimicamente pura para uso, o mesmo com o ar, com os alimentos, com a nossa vida.






Texto: Dani Sans
Imagens: Internet
Fonte: Artigo criado a partir de visitas feitas em locais e bairros tidos como de alto risco à população e aos moradores dos mesmos.



Enquanto houver Jesus no coração, haverá Sorrisos, palavras de Carinho, gestos de Amor, Solidariedade e Respeito. Assim, sempre existirá o Natal.

cópias somente com autorização do autor

Protected by Copyscape Online Plagiarism Test
myfreecopyright.com registered & protected

Categorias